Como tirar mancha de ferrugem da roupa



As manchas de ferrugem são umas das mais complicadas de serem retiradas da roupa, tanto é que, quem trabalha em contato com essa substancia já tem os uniformes próprios, prontos para isso. Mas, se por acaso, alguma roupa nova for suja por ferrugem, o que fazer? Como retirar essa mancha?

É disso que o texto vai tratar, vamos dar as melhores dicas de como retirar manchas de ferrugem e quais os melhores produtos a serem usados nessa situação. Vamos lá então.

Como tirar mancha de ferrugem

Aquela manchinha de ferrugem indesejada apareceu em sua peça de roupa? Aprenda a remover essas com soluções caseiras.

Como tirar mancha de ferrugem da roupa

Apareceu aquela mancha na sua roupa e você nem sabe de onde ela veio? Já passei por isso, e algumas vezes essas manchas são de ferrugem que os próprios botões, e spikes podem deixar, e tive que pesquisar muito para chegar nas melhores maneiras caseiras de remover as mesmas, por isso selecionamos os métodos caseiros com maior eficácia na horas de remover esse tipo de mancha, continue lendo e confira quais são.

Limão e sal

Umas das formas mais convencionais de se tirar uma mancha de ferrugem é com o velho método do limão e sal.
O primeiro passo é colocar uma pitada de sal sobre a mancha, pode colocar esse sal na mancha seca mesmo, não é necessário molhá-la antes.
Depois, esprema o suco de lima bem em cima do sal, apenas o suficiente para deixa-lo molhado, não exagere, para não manchar sua roupa dobrado, agora com o limão.
Um terceiro passo é colocar o tecido ao sol, já que ele é um catalizador (quem disse que as aulas de química não serviram para nada) da sua reação e assim acelera-a.
Depois de deixar esse tecido no sol, por, no mínimo, dez minutos, leve-o com água e sabão, assim, provavelmente, ele estará livre da mancha de ferrugem.
Uma outra hipótese é que ao invés de deixar o tecido exposto no sol, pode-se passa-lo com ferro quente, que teria o mesmo efeito, só que com uma duração muito menor de tempo.
Caso não tenha conseguido retirar toda a mancha de ferrugem nesse primeiro processo, repita-o mais uma vez, assim, vai garantir que sua roupa estará limpa e livre da ferrugem.

Leia também: Como tirar mancha de limão da pele e como evita-las, recomendo a leitura antes de testar o método acima descrito.

Remover mancha de ferrugem com limão

Aprenda passo a passo como você pode remover as manchas de ferrugem de suas roupas, utilizando apenas sal  e o suco de um limão.

Bicarbonato de sódio

Outro produto caseiro, o qual, pode ser usado para retirar manchas de ferrugem é o bicarbonato de sódio, pois, sua solução química interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo com que elas se dissolvam e a roupa volte a ficar limpa.
Para aplicar bicarbonato de sódio em uma mancha de ferrugem, basta mistura-lo com água, até que se obtenha uma pasta consistente, a qual, pode ser utilizada para retirar toda a mancha de ferrugem da roupa, bastando colocá-la em cima da área afetada e esfrega-la alguns minutos.

Bebidas gaseificadas

Um outro produto barato e fácil de ser encontrado, o qual, é excelente para retirar toda a mancha de ferrugem de uma roupa é a bebida gaseificada, de preferência, os refrigerantes.
Isso acontece, pois, esse estilo de bebida tem alguns ácidos cítricos, os quais, são ótimos no cuidado e na remoção das manchas de ferrugem de uma roupa.
Para utilizar esses produtos na remoção de uma mancha de ferrugem deve-se aplicar um pano molhado por alguma bebida gaseificada e esfregar bem o ponto da roupa, o qual, está manchado. Caso esse local fique muito pegajoso, por causa do açúcar do refrigerante, pode-se ao final do processo, lavar a roupa, com água e sabão e secar bem no final.

Aprenda como tirar mancha de roupa branca aqui!

Batata

Pode parecer realmente estranho que uma batata possa solucionar um caso de mancha de ferrugem, mas, a realidade é que suas propriedades são ótimas para remover a ferrugem de uma peça de roupa.
Para isso, basta cortar a batata ao meio e esfregá-la na área da ferrugem até que a mancha saia. Em casos mais complicados, pode-se mergulhar a batata em um porte de sal grosso, assim, ela acaba atuando com lixa, para eliminar as manchas de ferrugem presentes nas roupas das pessoas.

Vinagre branco

Um último produto que iremos comentar nesse texto, o qual, combate muito bem a ferrugem de roupas é o vinagre branco, pois, ele tem certas características químicas, as quais, ajudam a remover manchas de ferrugem das roupas das pessoas.
Para utilizar o vinagre branco, basta pegar o algodão, molhá-lo em um pote de vinagre e esfregar bem a região afetada, assim, garante-se que a roupa será limpa.

E para vocês, quais os principais métodos para se tirar ferrugem de uma roupa? Já tentaram algum desses métodos explicados no texto? Conte-nos, adoraríamos saber.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

6 Comments

  1. Waldenir
  2. Elzi
  3. Priscila
  4. DIANA SANTOS
  5. Carol
  6. Giza

Leave a Reply